CARUTAPERA – DIGA “NÃO” A MUDANÇA DA PRAÇA

Propor a substituição do nome de nossa Praça central de Padre Augusto Mozette para Praça da Família é um ato de extrema arbitrariedade e desrespeito para com o povo carutaperense aqui se referindo aos natos e por afinidade, que amam sua terra. Essa brutal desconsideração para com a história de nossa cidade é agravada pelo fato de situar-se em frente ao monumento mais fotografado de Carutapera, que representa nosso município e que por muitos anos foi o grande centro de convivência religioso, cultural e social.

Pois é… a nossa hoje Basílica de São Sebastião foi projetada e construída por nada menos que este grande homem, Padre Augusto Mozette que colocou sua vida a serviço de nosso povo e nossa cidade promovendo nosso planejamento urbano (as ruas e quadras residenciais de Carutapera são todas bem certinhas); construiu o teatro São José que foi o palco de diversões, entretenimento e cultura por muitos anos bem como projetou muitas plantas arquitetônicas de residências em Carutapera e Luís Domingues, além de muitas outras ações médicas, sociais, esportivas e culturais. Como vemos a contribuição de Padre Augusto para a história de Carutapera vai muito além da própria construção da Igreja.

Por isso, independentemente de sua religião, diga NÃO ao apagamento de nossa história que deve sim, se perpetuar na mente e no coração de nossos filhos e netos.

Esta Praça da Família foi prometida pelo representante do governador dentro da Basílica como uma homenagem pela elevação de nossa Igreja Matriz o que se configurou em mais uma grande mentira porque essas Praças fazem parte de um programa de caráter eleitoreiro do governo do Estado que já fez e está fazendo reformas em praças de mais de 50 municípios maranhenses e propondo a troca dos nomes por praça da família, inclusive aqui em nossa vizinha Luís Domingues onde já houve manifestação em contrário, de internautas.

Reconheço todos os méritos e a importância da “Família” que deve sim ter a sua relevância homenageada mas, a família, principalmente a família carutaperense certamente se envergonhará desta homenagem nestas circunstancias. Temos muitos espaços ociosos que podem abrigar uma Praça moderna, linda e que a família possa ser homenageada como merece.

A reforma dessa Praça era uma antiga reivindicação de nosso povo e deve ficar linda. Parabéns a quem conseguiu e está construindo. O ponto negativo entretanto é que a empresa construtora não aceitou conversar com o engenheiro da Paróquia que desejava discutir única e exclusivamente o espaço de frente da Basílica para que fosse adaptado as práticas litúrgicas. (Se a obra era uma homenagem a Basílica nada mais justo do que ouvir a opinião dos seus reitores até porque foi esta a promessa do Governo do Estado). Os administradores da Basílica não tem e nunca tiveram nenhuma opinião, pedido ou sugestão quanto ao restante da praça como escada, coreto, etc. Tudo o que foi falado neste sentido foi pura invencionice.

E mais, não acredito que os vereadores aprovem esta aberração (alteração do nome) assim como também não acredito que o Prefeito Municipal tenha coragem de mandar um Projeto de Lei nesse sentido para a Câmara.

Que a justiça seja feita sem precisar busca-la;

VIVA CARUTAPERA!!!

VIVA SUA LINDA HISTÓRIA!!!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

ANÚNCIOS EMPRESAS

f35405ad-8d82-42db-9cb0-5ecf2b6bce25

QUARTA FEIRA DE “PREÇINHO” NA VILA JP

20190520_091035

POSTO JP – combustíveis de qualidade – abasteça e ganhe brindes. Posto JP na entrada da cidade – Carutapera MA.

98423-1168

354

Pousada Sol Carutapera

(98) 98478-5390